SOLEIRAS E PEITORIS

As soleiras podem ser de diversos materiais, podem ser do próprio piso ou de materiais diferentes.
O importante é que a soleira combine com o piso.
Para a instalação, deve-se prever que a espessura da pedra de granito é de 2cm (existe de 1cm mas é mais raro pois o risco de quebrar é grande).
Para a compra, medir a distância do vão da porta e a espessura da parede acabada.




O post abaixo é da Grazi Eleotério e está maravilhoso! Postagem super objetiva e extremamente esclarecedora.
Parabéns Grazi!

http://decorsalteado.com/2015/03/soleira-e-peitoril-tire-todas-suas.html

Soleira e peitoril - tire todas suas dúvidas de como usá-los!

25/03/2015 - Construção

As dúvidas que mais recebo de vocês são: o peitoril tem que combinar com a soleira? E com a bancada da minha cozinha? E o piso?
E ao invés de responder vários e-mails (me perdoem de coração os que eu não consigo, faço o possível para dar um retorno a todos, mas nem sempre é possível - eu fico muito sentida mesmo...) com as mesmas dúvidas, resolvi concentrá-las todas em um "post resposta" para saná-las de vez e conseguir ajudar a todos.
Bom, então vamos lá!
Primeiro de tudo vamos saber o que é soleira e peitoril e para que servem:

Soleira:pedra geralmente de granito ou mármore (mas também existe madeira, cerâmica), situada na base do vão da porta/solo acompanhando a largura do batente/portal ou situada em degraus (de ambientes internos e externos) com largura variada, já que não existe portal/batente, mas em média 20cm.
Para que serve a soleira:
Para arrematar a mudança de pisos do mesmo nível e para arrematar pisos com níveis diferentes.


Peitoril:é a parede abaixo da janela. Utilizamos pedra de granito ou mármore situada na base da janela para arrematar o peitoril. Em janelas de madeira, aço, alumínio compradas prontas, a pedra pode ser dispensada (quando as janelas possuem a mesma largura das paredes), visto que elas já têm a base feita do mesmo material. No entanto, em janelas de vidro/blindex (como vem sendo muito usadas) feitas sob medida seu uso é fundamental, pois não possuem essa base que no caso é feita com pedra de granito/mármore. Nesse caso, é sempre importante deixar a pedra uns 2cm em média maior que a base da janela para o lado de fora, assim ela funciona como pingadeira e evita que a chuva danifique a parede.
Para que serve o peitoril: é a base inferior das janelas e também funciona como parapeito (proteção que atinge a altura do peito, presente em janelas, terraços, sacadas...onde debruça).


Agora vamos às perguntas de vocês:

Na porta da entrada principal devo usar soleiras?
Sim, porque geralmente a porta da entrada principal apresenta um desnível do piso e também porque deixa a entrada mais bonita.



Em degraus tenho que usar soleiras?
Sim! Ambientes com níveis diferentes é necessário o uso da soleira!


Meu banheiro e corredor possuem pisos diferentes devo usar soleiras?
Sim! Em ambientes com pisos diferentes o uso de soleira é fundamental!



Meus quartos e corredor possuem o mesmo piso, devo usar soleiras?
Quando os ambientes possuem o mesmo piso e nível não é necessário o uso de soleiras. Antigamente era mais usado, mas hoje em dia não. Fica a critério, só se atente ao alinhamento dos pisos nos ambientes que sem soleiras devem seguir o mesmo.



Em ambientes integrados com o mesmo piso devo usar soleiras?
Não, pois a ideia é integrar os ambientes e as soleiras os setorizam.



Em ambientes integrados com pisos diferentes devo usar soleira?
Ahh essa é nova, né?!  Geralmente ambientes integrados possuem o mesmo piso, no entanto, quando o piso da sala, por exemplo, é de madeira na cozinha tende a ser cerâmico/granito por ser um piso mais apropriado/resistente para área de trabalho. E nesse caso, geralmente não vem sendo usado soleira entre eles. Embora não seja uma regra, apenas a forma mais usual atualmente.



Em pisos claros posso colocar soleira escura?
Essa opção que possui contraste das cores não é a mais usada atualmente e sim cores semelhantes - piso claro/soleira clara; piso escuro/soleira escura. Entretanto, não é que seja errado só não é mais usual - você quem decide...





Como saber que cor de soleira comprar?
Uma que combine com o piso, atualmente vem sendo usada a mais semelhante possível.



Quando tenho dois ambientes com pisos diferentes como escolher a cor certa de soleira para eles?
Nesse caso, a soleira deve combinar com pelos menos um deles. No entanto, dependendo do modelo também é possível combinar com os dois pisos.




Tenho que combinar a soleira com a bancada do banheiro ou da cozinha?
Não há necessidade, a soleira fica no chão e, portanto, tem que combinar a princípio com o piso. A não ser que a bancada também combine com o piso.



Tenho que combinar a soleira com o peitoril?

Soleira deve combinar a princípio com o piso. Se você estiver construindo pode optar pela mesma pedra na soleira e peitoril e manter o mesmo padrão na casa. No entanto, se você estiver reformando apenas o piso da sua casa e não vai mudar as pedras dos peitoris existentes, opte por um modelo de soleira que combine antes de tudo com o piso.

O peitoril pode ser diferente da bancada, mas se ficar em frente a ela tem que combinar.