APARTAMENTOS ATÉ 60M2


Espaços pequenos são uma tendência para o estilo de vida moderno. Pessoas que trabalham fora o dia inteiro, ao chegarem em casa querem encontrar um espaço que atenda as suas necessidade e de fácil manutenção.
Esta reportagem, embora voltada para apartamentos do programa "Minha casa minha vida" trás ótimas ideias para aproveitamento de pequenos espaços.


Projeto aponta soluções para apartamentos de 60 metros quadrados

Imóvel nos padrões do programa Minha Casa, Minha Vida recebeu projeto de interiores.




Projeto aponta soluções para apartamentos de 60 metros quadrados Tadeu Vilani/Agencia RBS
Cozinha de aço é proposta econômica e durável para apartamentos da Classe CFoto: Tadeu Vilani / Agencia RBS
De olho nas tendências de consumo da Classe C, o projeto Casa do Consumidor do Novo Brasil apresenta soluções e funcionais e estéticas para apartamentos de 60 metros quadrados, o tamanho dos imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

A proposta tem curadoria das arquitetas Adriane Bedin e Marielen De Costa, do escritório ArqMAD e foi apresentada na Movelsul, realizada em Bento Gonçalves na última semana. As duas arquitetas desenharam o espaço e selecionaram trabalhos de arquitetos de fabricantes que apresentaram suas melhores soluções para cada um dos ambientes. Os personagens que inspiram o projeto são representados por um casal (na faixa dos 40 anos de idade), duas filhas (de 7 e 12 anos) e o avô paterno (de 65 anos).

— Priorizamos os projetos mais funcionais, que otimizassem espaço e seguissem as escolhas fundamentais de cores e materiais da Classe C — explica Marielen.

Marielen explica que a Classe C prioriza a compra de móveis planejados para os dormitórios primeiro, deixando a sala e o jantar para mobiliário solto no primeiro momento em que montam a casa. Branco e amadeirado aparecem com destaque nos quartos, minimalismo quebrado pelos puxadores dourados e prateados.

— Na cozinha, escolhemos o aço para mostrar que esse tipo de mobiliário ganhou muito em qualidade e design, além de serem mais duráveis — argumenta Marielen.

Veja a galeria de fotos com os ambientes desenhados para a Casa do Consumidor do Novo Brasil.

De olho na nova Classe C, projeto apresenta soluções para otimizar espaço


Foto 1 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Cozinha: além da evolução do design, os móveis de aço têm maior durabilidade do que as cozinhas os outros móveis de madeira, cerca de 15 
anos





Foto 2 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Dormitório do avô: único projeto apresentado para o espaço, faz um bom aproveitamento do espaço, mesmo restrito


Foto 3 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Banheiro: as cores fortes são preferência do público da Classe C, explica a arquiteta Marielen. A solução aparece neste banheiro.


Foto 4 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Cozinha: a cozinha de aço, em vermelho, é uma mostra de como o material evoluiu e pode substituir a madeira com qualidade neste espaço




Foto 5 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Dormitório das meninas: com o beliche para as duas meninas, o quarto ganhou espaço para a bancada de estudos e para um guarda-roupas de tamanho adequado as garotas. As prateleiras acomodar brinquedos e livros das irmãs.


Foto 6 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Dormitório do casal: foi escolhido o projeto de móveis planejados porque era a melhor solução para comportar a cama de casal e dois criados. O guarda-roupas ganha mais espaço ao ocupar duas paredes.


Foto 7 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Estar: a sala é o último espaço que este público mobília, por isso escolhemos a solução com nichos e móveis vendidos em lojas de construção e reforma. O painel da TV também é oferecido nessas lojas e não precisa ser feito com marceneiro, sob medida. São peças de custo mais baixo, fáceis de serem montadas e instaladas, e com um bom acabamento, explica Marielena.



Foto 8 de 8 | 30/03/2012 | Crédito: Tadeu Vilani

Jantar: no lugar do painel, a parede foi pintada. O efeito moderno é conferido pelo espelho que preenche o fundo dos nichos. Móveis e cadeiras também são prontos.