Piso de cimento tecnológico


Cimento tecnológico: a evolução do material e do tipo de aplicação


Placas cimentícias ou produto aplicado como se fosse uma massa corrida são curingas tanto para áreas externas quanto internas

Cimento tecnológico: a evolução do material e do tipo de aplicação Genaro Joner/Agencia RBS
Ao lado do balcão da cozinha americana, o conjunto de mesa com quatro cadeiras de madeira vergada completa o livingFoto: Genaro Joner / Agencia RBS
Ana Carolina Bolsson

Partindo da exigência da moradora de usar um único tipo de piso alternativo ao porcelanato em todo o apartamento, a opção escolhida para esta cobertura de uma jovem advogada, no bairro Floresta, em Porto Alegre, foi o tecnocimento, uma evolução do antigo cimento queimado. A proposta do escritório Maria Christina Rinaldi Arquitetos para modernizar o imóvel usado para receber a nova proprietária substitui o preexistente piso laminado escuro da área interna.
Para aplicar o produto, a obra começou pela regularização do contrapiso, com o objetivo de diminuir suas imperfeições.
– Revitalizar a base é fundamental para garantir uma melhor cobertura do revestimento – que tem apenas 2mm de espessura – ressalta a arquiteta responsável pelo projeto de interiores, Mariana Meira.
Entre as vantagens desse piso está a ausência de juntas, pois é aplicado como massa corrida. Embora tenha secagem rápida, a circulação é liberada apenas dois dias após a finalização, em decorrência do sistema de multicamadas. Nesta obra, a última camada, de resina de acabamento acetinada, foi aplicada após a secagem dos 65 metros quadrados revitalizados: hall (foto abaixo), cozinha, lavanderia, estar e jantar, dormitórios e banheiros. Apenas o box do banheiro não pôde receber tecnocimento, por não ser adequado a áreas molhadas.
 
Foto: Genaro Joner/ Agencia RBS
Para compor com o tom do piso e gerar leveza visual, os rodapés e as aberturas em madeira foram eliminadas do living, e a porta da rua, pintada de branco. Para aquecer, um tapete listrado de lã colore e forma a base do espaço retangular, entre o sofá e a estante.
Para limpar o piso de cimento tecnológico, basta vassoura e pano úmido. Mesmo para retirar os pelos da cadela fox terrier, que também habita o apartamento.
SAIBA MAIS SOBRE ESTE TIPO DE PISO– Tecnocimento tem maior aderência e resistência do que o cimento queimado, pois é uma massa feita à base de limestone, mármore, quartzo e fibras sintéticas (plástico). Como não dilata ou se contrai, não trinca se for aplicado sobre uma base firme e bem aderida.
– Para evitar a quebradeira de uma reforma e economizar tempo, pode ser aplicado sobre pisos de granito e mármore, cerâmico e porcelanato, desde que as peças estejam bem fixadas. Não é recomendado sobre pisos de madeira.
– O produto não exige revitalização, só manutenção com cera.
– É uma opção clean e versátil em 16 cores.
–Como vem em kits, o uso é recomendado para ambientes a partir de 20 metros quadrados para evitar desperdício. Uma opção seria a de usar também em bancadas e paredes internas. Fontes: NS Brazil e Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau
Do jardim para a cozinha 
Outra opção de piso com aparência de cimento moderno existente no mercado é o fabricado em placas de revestimento (foto abaixo). Com espessura de 1mm a 2,5mm, esse material precisa de rejunte feito com argamassa que, se for de secagem rápida, o piso pode ser liberado para a circulação em menos de três dias. Isso após a instalação, que dura o mesmo tempo de um porcelanato.
 
Entre as vantagens desta renovação do piso cimentício está a praticidade, pois não exige preparo da massa a ser aplicada, e a simplificação do manuseio, já que cada peça pode chegar a pesar a metade dos 50kg de produtos similares.
Fonte: ZERO HORA


Disponível em 16 cores, o produto pode ser aplicado com Resina de Acabamento Semi-Fosca (indicada apenas para parede), Acetinada ou Brilhante.
Tecnocimento® Classic aplicado apresenta nuances de cor, que variam de acordo com a cor escolhida. Quanto mais escura a cor, maiores serão as nuances.

Possibilidades de Projeto

Tecnocimento® Classic pode ser aplicado em composição de duas ou mais cores, de acordo com o projeto arquitetônico, assim como ser mesclado com outros materiais, como madeira, pastilhas, pedras, etc.

 Exemplo nas cores: Cacau, Areia e Azul Rio
Uso Indicado
Locais residenciais ou comerciais, em áreas internas ou externas cobertas.
A resina de acabamento deve ser adequada para cada diferente uso do produto.

Paleta de Cores:  
Branco
Gelo
Cinza Sampa
Platina
Concreto
Camurça
Areia
Marfim
Cacau
Terracota
Verde Búzios
Verde Amazonas
Azul Rio
Berinjela
Vermelho
Preto
  * As cores acima representadas tem caráter ilustrativo, servindo apenas como uma referência de tonalidade.








  • A aplicação do Tecnocimento® Classic pode ser feita pela rede de aplicadores credenciados ou mesmo por profissionais de confiança do cliente (o mais indicado é que sejam pintores ou aplicadores de massa de textura).O produto é entregue pronto, basta apenas mistura-lo com água no momento da aplicação. Para misturar o produto é necessário o uso de uma furadeira de 650 W, onde deve ser encaixada uma haste com hélice especial, disponível para venda na NS Brazil.A aplicação do Tecnocimento® Classic pode ser feita pela rede de aplicadores credenciados ou mesmo por profissionais de confiança do cliente (o mais indicado é que sejam pintores ou aplicadores de massa de textura).
    O produto é entregue pronto, basta apenas mistura-lo com água no momento da aplicação. Para misturar o produto é necessário o uso de uma furadeira de 650 W, onde deve ser encaixada uma haste com hélice especial, disponível para venda na NS Brazil.
    Tecnocimento® Classic é aplicado com uma desempenadeira de aço em três ou quatro demãos, sendo as primeiras camada uma regularização da superfície, com o Tecnobase, que é oTecnocimento com agregados graúdos que permitem uma eficiente regularização das superfícies e conferem resistência ao mesmo.
    Entre cada aplicação do produto, é necessário um tempo de cura - que depende da umidade e da temperatura local - e um posterior lixamento.
    Após a aplicação das três camadas de produto, deve ser aplicado o sistema de impermeabilização.
    Para um melhor acabamento em pisos é recomendado a posterior colocação de rodapés.