Pisos vinílicos: práticos de aplicar e de usar

O revestimento é antiderrapante e hipoalergênico, ideal para ambientes com crianças e idosos


Pisos vinílicos: práticos de aplicar e de usar Tarkett Fademac,Divulgação/Casa&Cia
De espessura variável (dependendo do fabricante), também pode ser instalado sobre contrapiso, desde que a área esteja regularizada, sem ondas ou depressões, limpa e isenta de qualquer umidadeFoto: Tarkett Fademac,Divulgação / Casa&Cia
Ana Carolina Bolsson

Neste ano, a evolução dos pisos vinílicos – feitos à base de PVC, disponíveis em mantas, placas ou réguas – incluiu modelos com aplicação que prescinde do uso de cola. Os produtos lançados recentemente funcionam como réguas macho e fêmea que se encaixam sem a necessidade de adesivo, podendo ser liberados para o uso imediato após o assentamento. 

Outra evolução dos novos pisos vinílicos é a possibilidade de serem instalados em áreas como banheiros ou cozinhas. Em caso de alagamentos, permitem ser retirados, passar por uma secagem industrial, e ser reinstalados. Os vinílicos ainda podem ser assentados sobre pisos reexistentes, como cerâmicas e lajotas. Isso requer, no entanto, a aplicação de uma massa niveladora. É claro que é necessário avaliar a altura final do ambiente em relação inclusive aos demais da casa. 

Além da instalação rápida e da limpeza simples, os produtos têm opções de texturas, cores e acabamentos, como os modelos com estampas e os que imitam madeira. Entre as vantagens desse tipo de produto está a de que, se comparado ao laminado, não produz o som de toc-toc durante o uso, além de ser atérmico, ou seja, não troca calor com o usuário e deixa o ambiente agradável. 

Como qualquer revestimento, os materiais vinílicos exigem cuidados tanto no uso quanto na manutenção: é  recomendado evitar arrastar móveis pesados sobre esses pisos. Para maior cuidado, há o recurso de usar feltro nas extremidades do mobiliário ou acessórios existentes no mercado para evitar arranhões ou rompimentos. 

Com esses atributos de funcionalidade e estética, os pisos vinílicos, com percentuais variáveis de PVC na sua composição, têm conquistado espaço como uma opção tanto para ambientes profissionais quanto para residenciais. 


SAIBA MAIS– De espessura variável (dependendo do fabricante), também pode ser instalado sobre contrapiso, desde que a área esteja regularizada, sem ondas ou depressões, limpa e isenta de qualquer umidade.

– Proporciona conforto acústico e diminui a propagação de ruídos no andar inferior.

– Tem boa resistência a agentes químicos de uso comum, mas o ideal é sempre seguir as recomendações do fabricante.

– É uma excelente opção para obras que precisam ser rápidas.

Fonte: Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau e Tarkett Fademac

ZERO HORA



Tarkett THE ULTIMATE FLOORING EXPERIENCE
    Ambienta Click
    Ideal para quem precisa de ainda mais agilidade na hora de construir ou reformar.

    A nova coleção Ambienta® Click possui sistema de encaixe fácil. Disponível em 8 coresexclusivas, é ideal para quem precisa de ainda mais agilidade na hora de construir ou reformar. 
    Ambienta Click
    • 9308609Ipê Preto
    • 9308615Carvalho Cinza
    • 9308618Carvalho Pátina
    • 9308611Ipê Branco
    • 9308613Pitanga