Soluções para pequenos espaços - Espelhos


 



Se você como eu mora em um apartamento ou casa de cômodos pequenos, sabe a importância de aproveitar bem os espaços disponíveis e de achar maneiras de fazer com que eles pareçam maiores.

Uma boa solução para dar maior amplitude ao espaço é a utilização de espelhos na decoração. Pode ser uma parede de espelhos, um único espelho grande, vários espelhos pequenos ou ainda móveis revestidos de espelhos. E além disso eles são ótimos para dar um ar de modernidade ou acrescentar charme à sala monótona.

Um grande espelho em sua casa lhe dá um visual mais atraente e elegante. Eles tem uma maneira original de fazer quartos pequenos parecerem maiores refletindo a luz.

Aqui vão algumas dicas para saber como melhor utilizar os espelhos:

  • Tente pendurar uma série de espelhos pequenos em um hall de entrada estreito para fazê-lo parecer menos abarrotado.
  • Se a sua sala de estiver desprovida de um ponto focal, um espelho antigo em um local central trará uma sensação de equilíbrio para o cômodo.
  • Ao invés de uma cabeceira ou quadro, tente colocar um espelho em cima de sua cama.
  • Vários espelhos ponta chanfrada ou um espelho vintage ficam deslumbrantes sobre uma penteadeira,  ou cômoda e também expandem o espaço em torno desta peça de mobiliário.
  •  Para um cômodo muito estreito, tente colocar espelhos em ambos os lados mais estreitos para criar a ilusão de uma sala ampla.
  • Para fazer seu cômodo parecer maior use espelhos decorativos em frente às janelas. Os espelhos refletirão a luz para o quarto, iluminando o espaço. 
  • A fim de fazer uma ilusão de maior profundidade dentro de um quarto, pinte uma das paredes com um tom mais escuro. Em seguida, coloque espelhos decorativos, nesta parede escura. 
  • Para a máxima ilusão de espaço tente usar grandes espelhos sem moldura. Nos cômodos estreitos, os coloque na parede mais ampla. 
  • Tente criar um arranjo de parede com espelhos de diferentes tamanhos, cada espelho refletirá luz e cor, aumentando o tamanho aparente do cômodo. 
  • Os efeitos de luz são especialmente importantes em uma pequena sala. Tente comprar luzes de parede com suportes de espelho, seja com velas ou lâmpadas elétricas. Os espelhos vão dobrar a quantidade de luz criada. 
  • Se você tem uma peça favorita de arte, experimente colocar um espelho sem moldura no lado oposto a ela. O espelho refletirá o trabalho artístico na sala ressaltando sua beleza. 
  • Tente colocar o espelho em local que você não fique se vendo refletido o tempo inteiro.



 


 

 

 


 





 


 

 







 

Espero que um, ou mais, desses truques o ajude a decorar, iluminar e ampliar seus cômodos!

Beijo






Brincando com espelhos: ideias para realçar a decoração

De diferentes tamanhos, desenhos e tons, os espelhos se encarregam de preencher paredes, ampliar espaços e multiplicar a luz.

Reportagem Visual Juliana Hamacek Texto Denise Gustavsen Fotos Cacá Bratke




Depois da reforma comandada pelas arquitetas Maristela Faccioli e Regina Junqueira, este apartamento ganhou um vistoso painel de mosaico português, mas manteve os móveis de traços fortes, como as poltronas vermelhas. “Em uma decoração com itens tão marcantes, peças neutras devem promover o equilíbrio. Por isso, escolhi o aparador e a mesa de centro espelhados, que se misturam ao cenário e quase não aparecem”, afirma Maristela. “É um recurso bonito e atemporal.”
Em busca de aconchego, a arquiteta Shenia Nogueira e a designer de interiores Paula Almeida resolveram mesclar dois materiais neste canto da suíte do casal. “Os moradores queriam uma atmosfera contemporânea, mas não fria”, explica Shenia. A dupla usou cumaru no deque e na parede do cantinho do ofurô e cobriu as portas do closet e da bancada de silestone com espelhos (Miragem Vidros). Na parede acima da cuba, um recorte faz o contorno do espelho e garante um efeito de moldura à peça.
Adornado por uma peça de madeira ricamente trabalhada – parte de uma cama antiga da moradora –, o espelho (Vidraçaria Alto da Lapa) na entrada da casa dá boas-vindas a quem chega. “Tornou-se um detalhe original para um item moderno, sem moldura”, diz o designer de interiores Marco Aurélio Viterbo. Outra sacada graciosa foi o acabamento bisotê nas laterais, que deixa o visual mais caprichado. Duas arandelas clássicas (Tania Bulhões Home) completam a composição.
Como os moradores não queriam investir em obras de arte, a arquiteta Christiane Sacco e a decoradora Denise Abdalla lançaram mão de uma chapa de madeira, em formato de L, coberta com pedaços de espelho de diferentes tamanhos encaixados sobre a base para decorar a sala de jantar. “É uma solução econômica e moderna”, lembra Denise. Pendurado na parede como um quadro, o adereço (execução da Amaral Vidros) traz delicadeza e também ajuda a dar profundidade ao ambiente.

Para tirar o peso da alvenaria de 11 m de largura, o arquiteto David Bastos vestiu a superfície inteira com placas retangulares de espelhos (Ativa Vidros). Além de dar nova dimensão ao espaço, a solução reforçou a claridade natural, que vem de generosas aberturas. “O desenho geométrico dos espelhos lembra as formas de Mondrian”, diz. O toque charmoso se dá pela tela de Daniel Senise centralizada no painel. Bem posicionadas, lâmpadas dicroicas valorizam o conjunto.