Na verdade, todo projeto arquitetônico e de decoração de interiores  deveria considerar que as pessoas envelhecem, ou recebem visitas e  h...

Decoração segura para idosos

 

Na verdade, todo projeto arquitetônico e de decoração de interiores deveria considerar que as pessoas envelhecem, ou recebem visitas e hóspedes idosos.Se em nossos projetos pensarmos nisso, esta residência se tornará segura para pessoas de todas as idades e posteriormente não teremos que fazer adaptações.Abaixo juntei dicas de reportagens da seção BEM-ESTAR do site Mundo das Tribos.







Dicas para adaptações para 

casa com idosos

Pequenas adaptações podem trazer ótimos resultados na hora de

 tornar a casa mais segura para as pessoas idosas.



426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos Dicas para adaptações para casa com idosos
A casa deve oferecer toda a segurança para os idosos
Assim como modificamos a casa quando nela residem recém-nascidos e crianças também é necessário fazer algumas adaptações para as casas em que vivem os idosos, com o objetivo de evitar quedas, escorregões e outros pequenos acidentes domésticos, que podem trazer sérios problemas para as pessoas de mais idade.
Para fazer essas mudanças, siga as dicas para adaptações para casas com idosos  que você verá neste artigo. Elas são bem simples de ser realizadas, e lembre-se de que devemos dar todo o conforto e segurança necessários para essas pessoas que cuidaram de nós durante muito tempo, para que elas possam curtir a vida com muito mais prazer e tranquilidade.

Banheiro

426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos 1 Dicas para adaptações para casa com idosos
O banheiro deve ter barras de apoio e pia na altura ideal
410453 Idosos e crianças cuidados na decoração 1 Idosos e crianças: cuidados na decoração

É nos banheiros que normalmente acontecem a maior parte dos acidentes, principalmente durante o banho. Para evitá-los, você pode usar um piso antiderrapante ou tapetes de borracha, que grudam no chão. Além disso, é interessante instalar barras de apoio na área de banho e perto do vaso, para que o idoso se segure, em caso de falta de equilíbrio.
Outras medidas interessantes são trocar o box de vidro por cortinas de plástico, usar assentos removíveis para aumentar a altura da privada e colocar uma cadeira para o idoso tomar banho sentado, caso tenha dificuldades para ficar de pé.
Retire do cômodo os objetos perigosos, como é o caso de itens de vidro.  Quando o morador idoso possui Alzheimer, não é recomendado usar muitos espelhos na decoração porque isso pode causar alterações comportamentais. O banheiro deve estar situado no primeiro andar da casa.

Quarto

426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos 2 Dicas para adaptações para casa com idosos
O quarto deve ser o mais funcional possível
cama do idoso deve ficar em uma altura ideal para que ele não encontre dificuldades tanto para deitar quanto para se levantar. Alguns médicos recomendam entre 55 cm e 65 cm.
Ao lado da cama, é importante que tenha um criado mudo ou mesa de cabeceira, contendo abajur, lanterna, telefone e caderno com números de emergência. Também não se esqueça de colocar um interruptor bem próximo à cama, para que o idoso controle a luz sem precisar levantar.

Cozinha

426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos 3 Dicas para adaptações para casa com idosos
Bom exemplo de como pode ser a cozinha para idosos, com os objetos em altura mediana e de fácil alcance
Na cozinha, também é ideal colocar um piso antiderrapante e algumas barras de apoio. Os armários não devem ser muito altos, assim como a bancada da pia, cuja altura recomendada é de 85 cm a 90 cm. Deixe os objetos mais usados sempre ao alcance, e coloque portas e gavetas nos armários de fácil abertura.

Sala

426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos 4 Dicas para adaptações para casa com idosos
A sala não deve ter tapetes nem objetos atrapalhando a passagem dos idosos
Evite tapetes e enfeites, que podem causar tropeços e tombos. No caso das estantes, o melhor é que elas sejam fixadas ao chão ou presas à parede, enquanto sofás e poltronas devem ser confortáveis e mais altos, contendo almofadas e apoios para os pés. Deixe os controles de TV e outros aparelhos sempre à mão.

Corredores e escadarias

426470 dicas para adaptacoes para casas com idosos 5 Dicas para adaptações para casa com idosos
Observação importante: vasos e objetos de decoração são totalmente inadequados para degraus de escadas.
O revestimento desta escada também é totalmente inadequado pois mesmo que esteja bem fixado, é extremamente liso.

Escadas e corredores devem ser bem iluminados e passar por adaptações para aumentar a segurança dos idosos
A iluminação nos corredores deve ser constante, para evitar que o idoso tropece. Instalar sensor de presença pode ser uma ótima ideia, assim como não colocar tapetes. Com relação às escadas, o melhor é ter um corrimão firme, dos dois lados, além de degraus mais baixos e algum tipo de sinalização para avisar ao idoso sobre as escadas.
-Acesso aos cômodos da casa: se possível, é recomendado evitar escadas longas ou cheias de curvas. Caso seja necessário instalá-las para ligar dois pavimentos, procure adotar corrimãos. Todos os ambientes devem ser espaçosos para que o idoso se sinta a vontade e não coloque a segurança em risco. Para facilitar o acesso do idoso a determinadas áreas da casa, é recomendado instalar suportes que permitam o descanso e contribuam com a prevenção de acidentes. 
Mobiliário de uma casa para idosos: para evitar quedas ou outros perigos envolvendo os ambientes residenciais, é necessário adotar móveis sem quina e fixos no chão. A medida ajuda a evitar ferimentos caso o idoso resolva buscar equilíbrio no item mobiliário.  Tudo deve ser planejado em prol da acessibilidade e movimentação do idoso dentro do espaço.
264569 saiba como adaptar a casa para idosos Saiba Como Adaptar a Casa Para Idosos
Adaptações indicadas: se possível substitua alguns degraus distribuídos na casa por rampas, tornando o lar mais seguro. Construa janelas amplas e adote cortinas claras, assim fica mais fácil obter a entrada de luz natural durante o dia e facilita as atividades do idoso que necessitam da claridade. Armazene os objetos de uso em lugares sob medida, ou seja, nem muito alto e nem muito baixo.
Na hora de decorar uma casa para idosos, é melhor evitar os apetrechos desnecessários que representam obstáculos, como vasos e esculturas. Evite qualquer acessório que possa resultar em quedas, como é o caso dos tapetes. Crie facilidade para o idoso abrir as portas adotando maçaneta de alavanca ao invés de redondas. É recomendado ainda deixar os corredores iluminados e se preocupar com o contraste da porta com a parede para que a pessoa possa enxergar com mais nitidez.

Fonte: Mundo das Tribos seção 

BEM-ESTAR