Carpete: aconchegante e customizado Se fosse necessário, produto desta residência poderia cobrir superfície de até 200 metros quadrado...

Carpetes

 

Carpete: aconchegante e customizado

Se fosse necessário, produto desta residência poderia cobrir superfície de até 200 metros quadrados sem emendas

Enviar para um amigo

Carpete: aconchegante e customizado Genaro Joner/Agencia RBS
Aplicar carpete nas áreas íntimas de uma residência proporciona, além de conforto e aconchego, a vantagem dos isolamentos térmico e acústicoFoto: Genaro Joner / Agencia RBS
Ana Carolina Bolsson
Entre as opções de revestimento disponíveis para o piso da área íntima,a mais aconchegante ainda é o carpete. Materiais diversos e características de desempenho ampliadas se somam a propostas que facilitam a personalização: estampas de linha e criações sob encomenda,tal como um tapete.
Este carpete tem a customização da cor como um dos quesitos de inovação. Dessa forma,o revestimento da circulação do casal desta casa no bairro Três Figueiras recebeu desenhos de arabescos em tom azul, escolhidos pela proprietária, valorizando a área de passagem. O objetivo dela era substituir o carpete preexistente da área íntima do casal e dos filhos por outro. Esse novo revestimento, de fibra sintética e náilon, cobre a base da área de 104 metros quadrados – dormitório, closet e banheiro do casal e dois ambientes de circulação (foto) – em tons cru, off-white e fendi, com 10mm de espessura. 
Outro elemento de inovação reside na forma de aplicação. Diferentemente dos carpetes tradicionais, inteiramente colados no piso, este produto não leva qualquer cola,sendo fixado sob os rodapés.Com isso, o espaço é liberado para a circulação imediatamente após a instalação. A necessidade do uso de manta protetora sob o carpete depende de cada produto.
Nesta reforma, a instalação de mantas de E.V.A. sobre o contrapiso garantiu conforto extra. Segundo a arquiteta e empresária do setor Luiza Pilau, essa colocação seguiu o estilo norte-americano, que em geral prescinde de regularização na base.
SAIBA MAIS
– Feitos com fibras sintéticas antiestáticas e náilon, os carpetes dificultam a proliferação de ácaros e fungos, diferentemente dos tapetes de antigamente, que eram confeccionados com fibras naturais;
– Os carpetes com 100% náilon são mais fáceis de limpar e têm resiliência superior (resistência ao amassamento). A tecnologia dos modelos atuais impede a propagação de fogo no ambiente;
– Hoje os carpetes podem ser personalizados, conferindo exclusividade e múltiplas criações de cores, desenhos e texturas à decoração;
– É preciso atenção extra com cães e gatos que circulem pelas áreas com piso revestido por carpete. Além de dificultar a limpeza dos pelos, o carpete corre o risco de virar um abrigo de pulgas, se não houver manutenção adequada do carpete e atenção redobrada com a higiene dos pets.
Fonte: Estúdio de Revestimentos Luiza Pilau



zERO HORA


carpete e seus mitos

Carpete retém sujeira? Ele causa problemas na saúde? Alguns mitos sobre o carpete que não são verdade.
Há anos no mercado, o carpete ainda tem diversos mitos a seu respeito. Ele causa problemas de saúde, retém sujeira? Vamos entender.
Um dos mais preocupantes é saber se o carpete realmente faz mal a saúde. O site Ame Seu Tapete explica que bactérias e fungos existem apenas onde a umidade e a sujeira agem em conjunto, aliadas aos precários hábitos de higiene e manutenção.
O desenvolvimento das bactérias em carpetes pode ocorrer em qualquer superfície se a manutenção não for feita corretamente. É importante evitar umidade, como em áreas de vidros e janelas, e com pias e torneiras por perto.
Um estudo conduzido pelo instituto Host/Racine Indústrias na Florida comentou os problemas causados por umidade: “a umidade permite que bactérias se desenvolvam liberando milhões de esporos no ar”. A pesquisa afirma que fungos e bactérias não estão ligados a uma superfície particular, como o carpete.
carpete3 300x130 O carpete e seus mitos
Carpete não traz riscos à saúde, mas precisa de higiene em dia.
Já sabemos que o carpete só retém sujeira se o seu proprietário não fizer a higiene correta. Mas e quanto aos problemas de saúde? Carpetes trazem doenças?
carpete retém, de maneira firme, substâncias alergenas, e como resultado, impede que as bacterias fiquem em suspensão no ar.
De acordo com um texto publicado no artigo acadêmico “Carpetes e Alergenos em Suspensão, Uma Literatura Revista”, sujeiras e bactérias retidas no carpete podem ser removidos através de aspiração, renovando as propriedades de filtro do carpete e permitindo que mais material seja removido do ar. O ideal é que ele seja aspirado 1 a 2 vezes por semana.
Para sua família e empresa ficarem com um ambiente limpo e sem riscos à saúde, basta tomar os cuidados necessários e manter a higiene do carpete em ordem.




Como manter um carpete novo

Por GLG Contributor December 14, 2011




Como manter um carpete novo
Como manter um carpete novo

Um carpete novo inspira à conservação de sua aparência, daquele aspecto de novo... e bonito. Mas como manter esse visual? Para quem tem crianças, ou animais de estimação, a resposta pode parecer, no mínimo, complexa. Mas isso pode ser mais fácil do que se imagina. Apele para o bom senso, um pouco de criatividade e de colaboração da família, faça manutenção regular, e o seu carpete poderá manter-se com ares de novo.


Dificuldade
Fácil

Instruções



O que você precisará


  • Tapetes
  • Aspirador de pó
  • Vinagre branco
  • Bircabonato de sódio
  • Água
  • Pano limpo
  1. 1
    Como manter um carpete novoCarpete novo, regras novas para entrar em casa. Os sapatos, se sujos, devem ser retirados na porta da entrada, ou antes que entrem em contato com o carpete. Caso houver resistência, um tapete bem grosso, com material rígido, colocado à entrada, poderá diminuir a sujeira que passa para dentro de casa.
  2. 2
    Localize qual é o perímetro de maior trânsito sobre o carpete, e nesta área, poderá colocar tapetes soltos, ordenados de maneira estratégica afim de que não ocorra o desgaste. Se vai receber visitas em casa, basta retirá-los.
  3. 3
    Uma medida essencial é promover a limpeza de qualquer mancha de sujeira que ocorra, de imediato, ou assim que possível. Manchas mais difíceis de retirar podem ser limpas com uma solução caseira. Misture 1 colher de sopa de vinagre branco e 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio num copo de água. Aplique sobre a superfície com uma esponja macia, e retire o líquido com um pano limpo. A quantidade de ingredientes deve variar de acordo com o tamanho da mancha. O caminhar sobre uma mancha de sujeira pode ter um efeito abrasivo no tecido, fazendo com que haja uma degradação gradual, com efeitos irreversíveis a longo prazo.
  4. 4
    Considerando o acúmulo de pó, ou a necessidade de limpeza, passe o aspirador com frequência regular. Esse passo, em especial, ajuda a manter o aspecto de novo.
  5. 5
    Como manter um carpete novoIdentifique, e providencie limpeza profissional sempre que necessário. Considere que a limpeza especializada pode custar apenas 1 fração do custo total de um tapete novo. Considere, ainda, comprar um aspirador à vácuo. Com este modelo, poderá fazer uma limpeza mais profunda a cada mês, garantindo a durabilidade do carpete, e dispensando o trabalho de profissionais. Atenção apenas com o tipo de fibra, para que faça a aquisição de um aparelho que não danifique o material.