banheiros e lavabos ganham visibilidade

Com novas soluções, banheiros e lavabos ganham visibilidade de protagonistas

As antigas casas de banho reduziram de tamanho, mas ganharam em funcionalidade e criatividade.
Com novas soluções, banheiros e lavabos ganham visibilidade de protagonistas Omar Freitas/Agencia RBS
Banheiro de sete metros quadrados (acima) ganhou iluminação projetada e funciona, com cuba maior única para ser utilizada pelo casal.Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Ana Carolina Bolssonana.bolsson@zerohora.com.br

Facilmente relegados no ranking da decoração da casa, os banheiros mudaram de patamar. As antigas casas de banho encolheram e renovaram sua composição, mas ganharam em criatividade.
E não foi só a forma que ganhou nova cara. Internamente, os tons delicados das louças e os desenhos românticos dos azulejos diminutos foram trocados por revestimentos – quando há – que medem nunca menos de 60cm x 60cm, metais de linhas retas e louças arrojadas. Tudo isso, aliado à iluminação repensada e toques inusitados, hoje dá vida a banheiros modernos e cheios de personalidade. Confira abaixo seis projetos selecionados que concentram ao menos algumas das características citadas acima.
Cuba de mármore
Para instalar uma cuba com válvula oculta, desejo da proprietária, mas que não fosse cara, a solução dada pela dupla de autores para reformar este banheiro de sete metros quadrados foi uma peça inteiramente em mármore branco – 50cm x 35cm – que saiu por R$ 510 (foto no alto), valor inferior às cubas similares comercializadas no mercado.
A repaginação no ambiente foi total, incluiu renovação de revestimentos, cores, louças e metais, com exceção do piso em mármore branco dentro do box, que havia sido instalado anteriormente e que foi mantido pelos autores.
A ousadia do tom grafite
Como o casal proprietário deste apartamento não pretende ter filhos, a arquiteta transformou o banheiro pré-existente em um lavabo social com 2,88 metros quadrados. Para seguir a "pegada" ousada solicitada, ela pintou o forro de gesso em grafite e aplicou papel de parede violeta com imagens de prédio refletidas na água que remetem à urbe nova-iorquina (abaixo).
Foto: Carolina Silveira, Divulgação

O clima teatral é composto pela iluminação pontual à base de dicróicas e LEDs. Observe a cuba multiuso em destaque na bancada que recebeu pintura em laca grafite alto-brilho
Jeito antigo, cor nova
Foto: Omar Freitas

Avessa a revestimento cerâmico nas paredes, a arquiteta utilizou ainda a mesma tinta – incluindo a cor branca – nas paredes do box e do restante do ambiente, garantindo ainda mais amplitude, em função da ausência de juntas para o ambiente de 2,5 metros quadrados de área.
– Eu sou partidária de utilizar algumas peças antigas porque elas têm um desenho bacana e eu gosto disso. Claro que a ideia é dar apenas um toque e não fazer um banheiro totalmente datado – explica a profissional.
Da ferragem para o banheiro
Foto: Vanessa Bohn,Bohn fotografias, Divulgação

Aliados à mesa de madeira de demolição e à porta verde-limão, os materiais dão vida a um espaço descontraído. A iluminação fica a cargo do refletor cinza alimentado por lâmpadas fluorescentes.
Luz inusitada gera refinamento
Foto: Eduardo Liotti, Divulgação

Como o espaço também funciona como lavabo para visitas, o armário superior, extenso e com portas espelhadas, organiza objetos e não deixa nada à mostra.
Azulejos pintados à mão 
Foto: Karen Tiede, Divulgação

Na ambientação, o espaço de 2,5 metros quadrados é em azul e branco, cores dos azulejos pintados à mão, trazidos pela moradora da Holanda e destacados no espelho (acima).
– A exigência era criar em cima das cores delicadas dessas peças para um ambiente personalizado – explica Karen.
Fonte: ZERO HORA