Horta no apartamento

     Não existe nada mais saboroso do que um bom prato feito com temperos frescos. Aquele cheirinho de comida caseira perfumando a casa, conquista qualquer um. Então vamos esclarecer aqui algumas dúvidas e dar idéias sobre como ter temperinhos plantados em casa, mesmo nos menores espaços.



Os temperos plantados em casa além de serem bem mais baratos do que comprar tempero fresco no mercado, também servem como  peças decorativas e podem fazer toda a diferença na decoração. Eles podem ser jardins verticais na parede da sua cozinha, vasinhos na janela, latinhas penduradas ou decoração da sacada, ... são infinitas as possibilidades, basta ser criativo. O que vai deixar sua horta bonita são os vasos ou recepientes onde ela estará, que devem combinar com o estilo e com as cores da decoração do cômodo. então vamos ver idéias:

 Horta na cozinha

Olha que lindo fica fazer prateleiras em vidro na janela para colocar os vasinhos! Mas lembre-se em como fará para abrir e fechar a janela, pense na funcionalidade. Para quem não quer gastar com prateleiras, prefere não fazer mudanças permanentes na casa, ou simplesmente não gosta da idéia de prateleiras na janela, pode apoiar a horta no parapeito. Se não for colocar a horta diretamente em frente à janela, lembre-se que a maioria das plantas precisam de iluminação direta, cantinhos ao lado da janela são ótimos para a horta. 

 





 


























Horta ao ar livre

Pode ser no jardim, quintal ou até na sacada, todo espaço pode se tornar em um canteirinho para a sua horta.

 








Como plantar na prática?

Se você curtiu as idéias e está pronto para começar ou renovar sua horta em casa, vou postar aqui alguns vídeos bem interessantes que ensinam o passo a passo. Claro que além desses vídeos a internet está cheia de sites ensinando a plantar e cultivar as hortas, então inspire-se e mãos à obra!

Como plantar sementes em vasinhos













Esse é um vídeo rápido, simples e bem explicativo da Gringa do dedo verde, sobre como exercitar seu lado verde plantando sementes em um vasinho (assista aqui). Se você quer saber mais sobre como plantar os temperos, legumes ou até frutas em casa, recomendo o blog Gringa do dedo verde. Ela fala sobre alimentação saudável, como manter suas plantinhas saudáveis e muito mais.

Como fazer uma horta vertical (Marcenaria e plantio de muda)













Esse é um vídeo bem interessante, que mostra como fazer os painéis em madeira para serem o suporte decorativo da sua horta em uma sacada pequena de apartamento, além de mostrar como plantar as mudas que farão a horta. (assista aqui)

Como plantar uma mini horta em casa

Esse é um vídeo um pouco mais técnico, onde o Biólogo Tiago Calil ensina como plantar sua horta nos vasinhos, além de explicar muito bem o porque de cada ítem do passo a passo necessário para fazer a sua horta. (assista aqui)